#MelhorComerEmCasa - Dadinho de Tapioca com 3 ingredientes

18:19 Laís Coyado 0 Comments

Depois de um loooongo período sem post, resolvemos compartilhar com vocês uma receitinha que fez sucesso aqui em casa! Leva apenas três ingredientes, sendo que um deles é queijo coalho, é muito prático e rápido de fazer e é uma delícia! Dadinho de Tapioca já está numa disputa acirrada com a coxinha e com a bolinha de queijo 🖤

Esse petisco foi criado pelo chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó. Atualmente, há inúmeras receitas pela internet e duas formas de fazer: frito ou assado. Fizemos a receita original do Mocotó (frita). Agora chega de conversa e vamos ao que interessa:

DADINHO DE TAPIOCA

Dificuldade: fácil
Custo: baixo (menos de R$ 20)
Tempo de preparo: 2h30 (preparo + geladeira)
Rendimento: Aproximadamente 60 dadinhos

Ingredientes:


  • 300g de TAPIOCA GRANULADA (não pode ser a farinha de tapioca. TEM que ser a granulada)
  • 300g de QUEIJO COALHO ralado
  • 600 ml de LEITE
  • 1/2 colher de chá de SAL
  • PIMENTA DO REINO a gosto 

Ingredientes 


Preparo: 

1. Comece forrando uma assadeira/forma/tupperware de 30 x 20 cm com plástico filme. Faça uma camada nas laterais e no fundo da forma, essa etapa é muito importante para depois conseguir cortar os dadinhos sem grudar na forma.
2. Aqueça o leite com o sal e a pimenta do reino até formar pequenas bolhas (não é necessário ferver).
3. Acrescente a tapioca granulada e o queijo coalho ralado, misture bem até a massa engrossar e o queijo derreter (cerca de uns 2~3 minutos).
4. Despeje na forma forrada com o plástico filme e espalhe bem para que a superfície fique bem lisinha.
5. Cubra com plástico filme em contato e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
6. Após esse tempo, corte a massa em quadradinhos e frite em óleo quente até dourar (é muito rapidinho).

Essa receita é deliciosa e perfeita para servir para os amigos e familiares, não tem erro! Além disso, você pode dobrar as proporções para servir para um número maior de convidados ou dividir para um número menor, é muito simples.

Para acompanhar os Dadinhos, fizemos a Geleia de Pimenta da Dani Noce, que você encontra neste link aqui . Fizemos meia receita e foi o suficiente para comer com os Dadinhos e ainda sobrou uma boa quantidade. Aconselhamos fazer meia receita, principalmente se você nunca comeu a Geleia. É bem gostosa e ao contrário do nome, não ficou apimentada, ficou bem adocicada, pode ser porque ficamos com medo de ficar apimentada e não usamos as sementes da pimenta. Enfim, vale à pena porque é muito gostosinha e combina com os Dadinhos!


Dadinho de Tapioca: crocante por fora e macio por dentro!

Por hoje é só, gente! Espero que façam em casa porque é uma receita muito gostosinha e fácil de fazer, além de ser barata!

DICA 1: Opte por comprar a Tapioca Granulada em empórios de produtos naturais/laticínios - Além de você comprar a quantidade certinha (uma mão na roda para quem não tem balança), é muito mais barato do que nos mercados que a embalagem costuma ser de 500g. Quando compramos para fazer essa receita, pagamos cerca de R$ 3,50 em 300g, num laticínio em São Caetano do Sul, no ABC.

DICA 2: Você pode congelar os Dadinhos e ir fritando aos poucos sempre que quiser! Fizemos o teste e fica igualzinho!

Se ficou com alguma dúvida, pode mandar mensagem no Instagram: @melhorcomerfora. E se fizer a receita, poste com a #MelhorComerEmCasa










0 comentários: